sexta-feira, 17 de agosto de 2007

As apresentações, por favor?

Chegando ao fim do curso de Comunicação Social com habilitação em Rádio e TV da UESC - Universidade Estadual de Santa Cruz, em Ilhéus - BA, está na hora de me jogar no Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Resolvi registrar aqui todo o processo do meu trabalho, para não encher o saco de quem vai no meu blog pessoal e não estiver interessado no meu diarinho acadêmico.



Claro que não posso deixar de apresentar meu orientador. Prof. Hélcio Pacheco, que tem sido além de orientador, amigo. Suuuuper gente boa, agradeço a Deus que foi ele que veio substituir a "pró"... Ayêska, que seria minha orientadora se não tivesse saído pra doutorado. Mas ela vai estar na minha banca, junto com o prof. Antônio Xavier, que foi quem me ajudou no start pra esse estudo.

Ó aí o post vindo do Deixo Ler:

"Análise da construção e funcionamento da rádio-poste
Sonorização e TV Maré Mansa, na cidade de Ilhéus - Bahia
"

Grande??? Pois é o título do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) vulgarmente conhecido como Monografia ou mono, para os mais íntimos.

A intenção é fazer uma análise da construção e funcionamento da rádio-poste denominada “Sonorização e TV Maré Mansa” (SMM), localizada no terminal de ônibus urbano aqui em Ilhéus.

Dentro dos questionamentos, está compreender as motivações que levam seu proprietário, o Sr. Emirom Martins a manter este serviço há cerca de 9 anos, sem que haja um retorno financeiro visível, e isto sem quaisquer subsídios, sejam governamentais ou de instituições privadas.

Também penso em questionar o alcance qualitativo e quantitativo da ação social e comercial da emissora, que se caracteriza como “rádio comunitária”, uma vez que parte da própria comunidade em que está inserida, e atende aos requisitos de baixa potência, sem fins lucrativos e envolvimento social na comunidade.

Considerando a ausência de registros formais da história do rádio na região grapiúna no que tange ao formato de rádio-poste, meu TCC vai também se tornar subsídio científico para futuras pesquisas e trabalhos acadêmicos acerca da história do rádio na cidade de Ilhéus.

Eu estou bastante empolgada com o trabalho, especialmente por ser algo prático, que não vai me fazer passar horas sentada na biblioteca ou lendo mil coisas. Sim, claro que terei que ler, para fazer o embasamento teórico, mas a essência está mesmo no formato de "história oral", usando o método biográfico, já que a história da emissora se funde com a do seu proprietário.

De início, vou fazer uma pesquisa de campo para identificar os sujeitos relevantes, além do sujeito principal, dentro do universo de estudo, e a partir dessas visitas de observação e contato inicial, serão realizadas entrevistas semi-estruturadas para aprofundamento do estudo.

Só explicando, a entrevista é um instrumento no qual o pesquisador tem por objetivo obter informações do entrevistado relacionadas a um objetivo específico. Pretendo utilizar a entrevista semi-estruturada, que é caracterizada pela "...formulação da maioria das perguntas previstas com antecedência e sua localização é provisoriamente determinada." (COLOGNESE e MÉLO, 1998). Nesse tipo de entrevista, o entrevistador tem uma participação ativa, pois apesar de se guiar por um roteiro, ele pode fazer perguntas adicionais a partir do que foi dito pelo entrevistado, seja para esclarecer questões ou para melhor compreender o contexto.


Nenhum comentário: