terça-feira, 16 de outubro de 2007

Finished! (Almost!)

Hoje passei por dois momentos distintos e intensos. Primeiro, achei que tinha acabado, terminado, finalizado tudo. Só faltei sair pulando pela casa, o que não fiz por estar com o tornozelo doendo muito, fruto das muitas horas sentada em cima dele, enquanto estou diante do computador.

Depois, a frustração por descobrir que apesar de ter conseguido fazer hoje a finalização do texto, a introdução, epígrafe e os agradecimentos... ainda faltava algo muuuuuuuito importante: O título!!! e o resumo, em língua vernácula e em inglês. Aaaaaaaaaahhhhhhhhh!!! A decepção foi maior do que a alegria! E não deveria ser! Eu deveria continuar feliz e satisfeita por ter dado por concluída a maior parte do trabalho, quando faltam 15 dias para o prazo de entrega.

Mas é assim... a gente sempre dá mais valor para o sentimento ruim... infelizmente.

Bom, vou deixar quieto, por agora, e vou tentar relaxar e pensar no que já fiz em vez de pensar no que ainda falta.

Modéstia à parte, eu gostei de como coloquei os agradecimentos. Hoje fiquei um tempão na biblioteca lendo as dedicatórias e agradecimentos de várias monografias. E no caminho de volta pra casa, no busu, tive o insight de como fazer os agradecimentos, de maneira que as pessoas interessadas se reconheçam nele, e fique um pouco a minha cara, afinal de contas, é a única parte que pode ser do jeito que eu quiser, literalmente.

Mandei por e-mail para algumas pessoas. Pensei em colocar aqui, mas desisti. Quem sabe, num outro momento?


segunda-feira, 15 de outubro de 2007

De volta pro aconchego

Post copiado e adaptado, já que narra o fim da epopéia

Gente, quase morri sem escrever no meu blog original. Sei que já expliquei antes, mas a coisa foi feia, mesmo. A cabeça não funcionava pra NADA, com a pressão da mono, que não é pequena. Nesse tempo li muito, algumas coisas com bastante atenção, outras no tipo "leitura dinâmica", tentando vasculhar um livro de 300 páginas pra ver se nele havia algo que me interessava. Nunca passei tanto tempo na biblioteca da UESC como agora (e fiquei uma mocinha: não atrasei a devolução de livro nenhum!!!). Também o meu orientador me proveu de livros, acho que tem uns 6 dele aqui em casa.

Mas o fato é que li, até me entupir de teorias sobre cultura, história oral, memória, rádio... algumas coisas estou dominando bem, outras nem tanto. Redigi cerca de 35 páginas, ainda faltando os elementos pré-textuais e a introdução. Juntando o texto com os anexos, estou com 50 páginas prontas. Pode parecer pouco, mas não é não, posso jurar. Andei fuçando outras monografias do meu curso na biblioteca, e é essa a média mesmo. Então não vou me estressar não. Acho que tem conteúdo suficiente, claro que sempre pode ser melhor, mas... estou ficando satisfeita.

Procurei ir formatando logo de início, pra não sofrer demais no final. E o abençoado Office 2007 é a glória para as referências e notas de rodapé! Quem já tentou, sabe quanto é difícil fazer "à mão". Pois o bichinho insere o número e a nota correspondente, e se alterar o texto ou a página, ele muda automaticamente, renumera e tudo. Uma felicidade! E abençoada a mão que me deu o CD de instalação!!!

Bom, no momento estou esperando a correção do meu orientador da versão final (os arquivos são salvos com os sugestivos nomes de"texto final em 30 de setembro", "texto final em 5 de outubro", e ultimamente, "texto final corrigido em 11 de outubro", que foi o encaminhado para o orientador. E fiz isso de caso pensado. Entreguei bem na véspera do feriado, pra aliviar a consciência e poder pegar uma prainha sem culpa, já que não posso fazer nada enquanto ele não mandar o retorno. (Eu sou qualquer coisa, mas menina bobinha, não!!!)

Dessa forma... consegui minha carta de alforria provisória para esses dias, e aproveitei. O álbum do orkut está recheado de fotos feitas em sessões diversão, na praia, na baía do Pontal e até num parquinho, comemorando o dia das crianças. ;)

Mas vou aqui fazer uma confissão. Apesar do afastamento do blog, não fiquei só na mono, não. Tinha horas que travava, e era impossível pensar em Barbero, Bosi ou na SMM. Então... assisti toda a primeira temporada de Heroes e as duas temporadas de Prison Break. Era o alívio da tensão. E não dava pra aliviá-la escrevendo aqui, porque a cabeça não funcionava pra produzir, mas pra receber, ainda dava. Essa é a justificativa. *Cara de quem fez travessura* Ah, em compensação não assisti nem um pedacinho da nova novela das 8, que agora, por conta de não ter horário de verão, é às 8 mesmo! ;)